Skip links

Prospeção a Halyomorpha halys em Portugal

O Percevejo Marmoreado Castanho ou Percevejo Asiático (Halyomorpha halys) é um inseto generalista que se alimenta de uma grande variedade de plantas, entre as quais o Kiwi. Representa uma ameaça à produção agrícola devido aos danos que é capaz de provocar nos frutos (depressões, cicatrizes, descolorações e deformações) e nas folhas (descoloração) durante a alimentação.

É uma espécie nativa do Oeste Asiático e foi introduzida acidentalmente nos continentes americano (nos EUA em 2001 e no Chile em 2017) e europeu (Suíça em 2004), tendo expandido a sua distribuição a partir destes pontos de introdução (atualmente em 22 países fora da região nativa). As ocorrências mais próximas do território Português são em Espanha (detetado na Catalunha em 2016).

Devido ao clima favorável existente em Portugal, à rápida progressão observada e os potenciais danos agrícolas, o projeto inclui medidas para a prospeção deste inseto com o objetivo de sensibilizar os produtores e localizar uma eventual introdução em solo nacional. Para o efeito prevê-se o envolvimento da comunidade na prospeção (Ciência Cidadã) assim como ensaios de campo em pomares de Kiwi. Como primeiro passo, desenvolveram-se cartões guia para a identificação deste inseto por comparação com espécies morfologicamente similares, lançando o desafio à comunidade, através das redes sociais e institucionais, de procurar e partilhar fotografias de insetos similares.

 

 

Assim, solicitamos a sua ajuda para partilhar connosco as suas fotografias deste inseto ou de espécies semelhantes, através de um email ou da plataforma iNaturalist.

Para mais informações: Ver Atividades

Return to top of page