Group 2 Copy@2x
i9Kiwi        Contacto

Congresso Final 2021

Diversidade genética de Pseudomonas syringae pv. actinidiae: dinâmica populacional sazonal e espacial

Daniela Figueira1,2, Eva Garcia1,2, Aitana Ares1,2, Igor Tiago1, António Veríssimo1, Joana Costa1,2

1. Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Calçada Martim de Freitas, 3000-456 Coimbra, Portugal
2. Laboratório de Fitossanidade, Instituto Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra, Portugal

A bactéria Gram negativa Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa) é o agente causal do cancro bacteriano da actinídea. Este organismo foi classificado pela Organização Europeia e Mediterrânica para a Proteção de Plantas (OEPP) como um organismo de quarentena e afeta as principais variedades de actinídea, nomeadamente Actinidia chinensis var. deliciosa e A. chinensis var. chinensis, ameaçando o desenvolvimento sustentável da indústria de produção de kiwi.

O objetivo deste estudo consistiu em determinar a estrutura genética das populações endófitas e epífitas de Psa, isoladas em diferentes épocas do ano, de quatro pomares portugueses sujeitos a condições abióticas distintas. Os resultados permitiram identificar a presença de múltiplas populações de Psa nos pomares portugueses, algumas coexistentes, numa estrutura populacional altamente heterogénea e complexa. Foi ainda possível constatar a ocorrência de alterações na estrutura genética das populações de Psa quando avaliada a sua localização nas folhas (populações epífitas e endófitas) e a evolução ao longo do tempo − traduzida numa diminuição drástica da diversidade de Psa no Outono, favorecendo a ocorrência de populações dominantes. Este estudo fornece evidências sólidas de que após introdução da Psa na Europa ocorreu uma expansão clonal, sucedida por uma ampla diversificação genómica que poderá estar relacionada com a coexistência da bactéria na microbiota da actinídea com espécies relacionadas de Pseudomonas, constituindo um “melting plot” para eventos recombinantes que contribuem para a seleção de estirpes com vantagens adaptativas. Esta perspetiva contribui de forma relevante para a compreensão da ocorrência do cancro bacteriano da actinídea e da evolução da Psa em Portugal, nomeadamente para a definição e adoção de estratégias de gestão da doença.

Palavras-chave: Actinidia chinensis var. deliciosa; Pseudomonas syringae pv. actinidiae; Estrutura genética populacional; população epífita e endófita.

Financiamento: Trabalho realizado no âmbito da Ação 1.1 Grupos Operacionais “I9K – InovKiwi – Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado” promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020. Aitana Ares agradece o financiamento do Projecto CULTIVAR (CENTRO-01-0145-FEDER-000020), co-financiado por o Programa Operacional Regional Centro 2020, Portugal 2020, e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado

© 2018 i9Kiwi. Todos os direitos reservados.