Group 2 Copy@2x
i9Kiwi        Contacto

Congresso Final 2021

O efeito das práticas agrícolas e da paisagem nos polinizadores em pomares de kiwi

Hugo Gaspar, João Loureiro, Helena Castro, Catarina Siopa, Mariana Castro, Vinicius Casais e Sílvia Castro

Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Calçada Martim de Freitas, 3000-456 Coimbra, Portugal.

Os insetos, através da sua grande diversidade ecológica, estão envolvidos de forma economicamente relevante em vários serviços dos ecossistemas. Dadas as atuais ameaças à manutenção desta biodiversidade, é essencial compreender as tendências populacionais ao nível do pomar e da paisagem, por forma a perceber os fatores que poderão condicionar serviços dos ecossistemas vitais, como a polinização. O presente trabalho quantifica o efeito da gestão no pomar e da paisagem envolvente ao pomar na comunidade de polinizadores de kiwi, uma cultura dioica, autoincompatível, que necessita de serviços de polinização para a obtenção de frutos de calibre comercial. Para o efeito, foram estudados vinte e dois pomares, com levantamento de práticas no pomar, estrutura da paisagem, interações planta-polinizador e dados de produtividade. Observou-se que pomares onde existiam práticas consideradas menos nefastas para os polinizadores estão relacionados com uma maior diversidade e abundância de certos grupos de polinizadores; contudo, sem efeitos evidentes na produtividade do pomar. Adicionalmente, paisagens dominadas por zonas agrícolas apresentaram uma menor diversidade de polinizadores, uma menor abundância de polinizadores selvagens e uma maior abundância de abelhas do mel, que paisagens dominadas por florestas e zonas herbáceas; contudo, mais uma vez, sem impactos observáveis na produtividade agrícola. Observou-se também que a abundância de abelhões (Bombus spp.) e a implementação de técnicas de apoio à polinização afetaram positivamente a produtividade. Os resultados sugerem que as abelhas do mel podem complementar os polinizadores selvagens quando estes estão em menor representatividade, uniformizando a produtividade entre diferentes tipos de paisagem. Além disso, a adoção de medidas simples para reduzir impactos negativos nas comunidades de insetos e a presença de habitats florestais e de zonas herbáceas podem promover esta comunidade vital e os serviços prestados pelos insetos.

Palavras-chave: Actinidia spp.; Cultura dependente de polinizadores; Estrutura da paisagem; Gestão do pomar; Kiwi; Polinização entomófila.

Financiamento: Trabalho realizado no âmbito da Ação 2.4 Grupos Operacionais “I9K – InovKiwi – Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado” promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado

© 2018 i9Kiwi. Todos os direitos reservados.