Skip links

Resultados

Principais resultados a atingir pelas atividades do projeto:

Os resultados a atingir pelo i9K têm uma forte componente de inovação e internacionalização através do desenvolvimento e introdução de novos produtos no mercado bem como através da implementação de novos processos.

O i9K pretende assim dar resposta a lacunas existentes e transversais à fileira do Kiwi, através da divulgação, disseminação e demonstração de processos e produtos que visam minimizar o risco de dispersão de Psa e mitigação dos seus efeitos, identificar variedades de actinídea adaptadas às condicionantes edafo-climáticas regionais, selecionadas através das suas melhores performances produtivas e de resistência/tolerância à Psa, e aumento da produtividade através da obtenção de pólen de qualidade e de métodos de aplicação mais eficazes.

95% da fileira do kiwi está representada no i9K pelo que os resultados obtidos serão amplamente difundidos. Sendo o consórcio composto por mais de 50% de PME’s, os resultados terão um impacto real no aumento da produtividade e na redução dos custos de produção.

Métodos de mitigação e controlo da Psa
  1. Mapeamento das principais regiões produtoras com base em fatores abióticos e bióticos. Implementação de programas que identifiquem as regiões mais vulneráveis com base na previsão dos efeitos diretos e indiretos de fatores abióticos e bióticos.
  2. Uso de antagonistas à Psa com possibilidade de serem utilizados em contexto real.
  3. Potenciação do sistema imunitário da planta com possibilidade de aplicado em contexto real.
  4. Identificação de reservatórios naturais de Psa cuja gestão será incluída no Manual Técnico.
  5. Criação de uma coleção de cultura de microrganismos com elevado potencial inovador que poderá ser testada para a sua atividade como antagonista/ativadora noutros contextos fitossanitários.
Cultivares adaptados aos fatores bióticos/abióticos nacionais

Identificação de variedades adaptadas aos condicionalismos edafo-climáticos das duas principais regiões produtoras, Entre Douro e Minho e Beira Litoral, com elevada capacidade produtiva e resistência/tolerância à Psa.

Viabilidade, sincronização e aplicação do pólen

Métodos de aplicação de pólen inovadores e adaptados ao contexto nacional (tamanho das parecelas, condições edafo-climáticas, pérgola vs cruzeta, etc).

Divulgação, disseminação e demostração dos resultados
  1. Produção e divulgação do Manual Técnico com medidas de gestão.
  2. Realização de ações de demonstração para os três grupos focais identificados, Produtores, Técnicos e Viveiristas.
  3. Realização de Jornadas Técnicas anuais.
  4. Publicação de artigos científicos e técnicos.
  5. Participação em congressos, seminários e feiras.
  6. Realização de um congresso para divulgação dos resultados no final do projeto.
Return to top of page