Skip links

Soluções inovadoras para controle de Psa

Análise do microbioma da actinídea

O microbioma naturalmente presente em pomares de kiwi sem Psa versus com Psa foi caracterizado estruturalmente e comparado na primavera e no outono. Os pomares analisados eram contíguos por forma a estarem sujeitos às mesmas condições edafo-climáticas, e de agricultura biológica reduzindo desta forma o impacto dos tratamentos. Uma vez que o kiwi é uma dióica e que de acordo com a literatura os machos são mais suscetíveis à Psa, o microbioma de machos e fêmeas foi analisado separadamente.
Recorrendo a métodos dependentes de cultivo foi compilada uma coleção de cultura com mais de 1000 isolados, dos quais 25% já foram caracterizados, pertencendo a 49 géneros.
Recorrendo a métodos independentes de cultivo, o microbiota foi definido através da plataforma Illumina com recurso a vários oligonucleótidos de modo a aumentar a abrangência da análise. Foi clara a diferença entre a diversidade microbiana presente em machos e fêmeas, com a identificação de populações dominantes. Foi ainda notório o impacto que a introdução da doença induziu na estrutura do microbioma, tanto em machos como em fêmeas.

voltar a Atividades

Descrição

A) Análise do microbiota da actinídea.

O microbiota de actinídea naturalmente presente nos pomares saudáveis será caracterizado e comparados com o microbiota de pomares infetados com Psa.

B) Seleção de consórcios/estirpes com maior potencial de atividade antagonista

As estirpes pertencentes às populações maioritárias presentes em pomares saudáveis e afetadas pela infeção por Psa serão testadas, em diferentes formulações, como potenciais antagonista em campos de ensaio para integração em estratégias de controlo da doença. Serão selecionados o(s) mais eficaz(es).

C) Testes com diferentes formulações em ensaios de co-infeção com Psa em plantas de actinídea.

Serão ainda testadas estirpes ou consórcios de estirpes naturalmente presentes naturalmente quanto ao seu potencial como ativadores do sistema imunitário da planta podendo ser integrados em estratégias de prevenção e/mitigação da infeção por Psa. Selecionar o(s) mais eficaz(es).

D) Aplicação em contexto real dos tratamentos mais eficientes no controlo da infecção por Psa identificados em B e C e monitorização dos ensaios ao longo do tempo.

Return to top of page